Copams promove a conscientização e oferece suporte para denúncias.
O Centro Paula Souza (CPS), através da Comissão Permanente de Orientação e Prevenção contra o Assédio Moral – Copams, criada em 2016 pela Portaria CEETEPS – GDS nº 1334, atua no âmbito das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e da Administração Central do CPS. Desde 2019, também combate o Assédio Sexual, conforme a Portaria CEETEPS – GDS nº 2560, de 26/04/2019, sob a presidência da Profª Sonia Mardelei Rodrigues Charpentier, Assessora Técnica do Gabinete da Superintendência.
A Copams tem a missão de criar uma cultura de paz e estimular a boa convivência organizacional, promovendo ações que garantam relações interpessoais baseadas no respeito e no bem-estar de todos, evitando situações de Assédio Moral e Sexual.
Com a nova Cartilha divulgada, o Centro Paula Souza, por meio da Copams, oferece a toda comunidade de servidores e discentes informações para identificar e combater o assédio moral, virtual e sexual no ambiente de trabalho e escolar. A publicação orienta sobre os canais oficiais para denúncias e as medidas para proteger as vítimas e apurar possíveis más condutas.
Os assédios moral, virtual e sexual são violações à dignidade humana e aos direitos fundamentais ao trabalho e à saúde, previstos na Constituição Federal. É dever do Estado combatê-los, tanto preventiva quanto repressivamente, em todas as esferas. A cartilha criada pode ser acessada aqui.
Canais oficiais de Denúncia: