Carolina Maria de Jesus

Quem foi?

Carolina Maria de Jesus foi uma escritora brasileira que ganhou destaque ao publicar seu livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”. Ela nasceu em 14 de março de 1914, em Minas Gerais, e faleceu em 13 de fevereiro de 1977, em São Paulo.

Carolina viveu grande parte de sua vida em condições precárias, morando em uma favela na cidade de São Paulo. Ela era catadora de papel e encontrava nos cadernos descartados a matéria-prima para escrever seus diários. Seus relatos registravam as dificuldades, a pobreza, a discriminação racial e as injustiças sociais que ela enfrentava diariamente.

O livro “Quarto de Despejo” foi publicado em 1960 e alcançou grande sucesso, sendo traduzido para diversos idiomas. Carolina Maria de Jesus se tornou reconhecida internacionalmente, e sua obra contribuiu para trazer à tona as questões sociais e raciais enfrentadas pela população marginalizada no Brasil.

Apesar do reconhecimento, Carolina teve dificuldades em manter sua carreira literária. Ela publicou outros livros, como “Casa de Alvenaria” e “Pedaços da Fome”, mas não obteve o mesmo impacto de seu primeiro trabalho. Carolina Maria de Jesus faleceu aos 62 anos, deixando um legado importante na literatura brasileira e na luta por justiça social.

A Biblioteca “Carolina Maria de Jesus”


Professores e funcionários da Etec Raposo Tavares ao lado de Vera Eunice (quarta pessoa em pé, da esquerda para direita), filha da autora, durante evento de inauguração | Foto: Divulgação

Em 2014 o funcionário da Etec Raposo Tavares José Jerönimo de Oliveira Filho, apresentou de maneira insistente um livro de Carolina Maria de Jesus – Quarto de Despejo, que ao ser lido pelos professores Alan Pereira e Tânia Florença desencadeou num projeto para conhecer a realidade de vida da escritora mineira.

Neste mesmo ano, o projeto foi desenvolvido com várias atividades com os alunos, visitamos o túmulo de Carolina em Cipó Guaçu/SP com o rapper Fator do E.G. e conhecemos o poeta Zé Maria. Também participamos da Flink Sampa, evento literário que comemorava os cem anos de nascimento da poeta Carolina Maria de Jesus.

Neste evento tivemos a honra de entregar a Ver Eunice filha de Carolina Maria de Jesus uma poesia escrita e selecionada e declamada por uma de nossas alunas. A partir deste projeto em 2014, Carolina Maria de Jesus passou a ser uma constância nas matérias de Geografia e Língua Portuguesa ministradas pelos professores já citados. A partir disso ocorreu a ideia de se dar o nome de Carolina Maria de Jesus a biblioteca da Etec Raposo Tavares, fato que ocorreu em 24/02/23 com a presença ilustre da filha de Carolina Maria de Jesus.

O evento de inauguração da biblioteca ficou marcado pela emoção, nas falas de Vera Eunice dirigidas aos estudantes e a participação destes com a leitura de textos e poesias em homenagem a Vera Eunice.