Alunos do 3º ano do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas apresentaram no pátio da escola protótipos de geração de energia eólica com Arduino, em uma exposição interativa que envolveu toda a comunidade escolar.
No dia 27 de março de 2025, os alunos do 3º ano do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas realizaram uma exposição interativa sobre Modelos de Energia Eólica, como parte da disciplina de Sistemas Embarcados. A atividade foi coordenada pelos professores Nilza e Caju, e teve como foco apresentar o funcionamento da geração de energia a partir da força dos ventos, utilizando a plataforma Arduino UNO e diversos componentes eletrônicos.
A energia eólica é uma fonte de energia renovável obtida pela conversão da energia cinética dos ventos em energia elétrica, processo realizado por meio de aerogeradores ou turbinas eólicas. Essa forma de geração energética é limpa, sustentável e tem papel fundamental no combate às mudanças climáticas e na transição para uma matriz energética mais verde.
Os alunos foram desafiados a estudar o conceito de geração eólica e a desenvolver, em grupos, protótipos funcionais que simulassem esse processo em pequena escala. Utilizando o Arduino UNO, sensores, hélices, LEDs, motores e outros dispositivos, os estudantes programaram e montaram seus modelos, demonstrando a conversão de energia de maneira criativa e eficiente.
As apresentações ocorreram no pátio da escola. Alunos de outros cursos e séries foram convidados a visitar os estandes, interagir com os protótipos e aprender sobre os conceitos de energia limpa e sistemas embarcados. A troca entre turmas e áreas diferentes enriqueceu ainda mais a experiência, promovendo um ambiente colaborativo e multidisciplinar.
A atividade teve como principais metas:
O evento foi um grande sucesso, refletindo o empenho e a dedicação dos alunos. Os visitantes demonstraram interesse, fizeram perguntas e elogiaram as soluções apresentadas. Para os estudantes expositores, foi uma oportunidade única de apresentar seus projetos, superar desafios técnicos e ganhar experiência em comunicação e trabalho colaborativo.
A atividade evidenciou o potencial do ensino técnico em promover soluções criativas para os desafios do futuro, conectando a tecnologia à sustentabilidade de forma prática e inspiradora.